Otoplastia

GIOVANNI-MARTINS-IMAGEM-INTERNA-Otoplastia
A “orelha-em-abano” ou orelhas proeminentes é uma alteração anatômica relativamente comum. Não existe um comprometimento funcional, ou seja, a audição é absolutamente perfeita, mas pode causar problemas com a autoestima e até mesmo traumas psicológicos. Por isso o problema não pode ser subestimado ou tratado como uma “bobagem”. Não é um problema quando os incomodados são os pais e não a criança portadora, mas por outro lado se for queixa de uma criança, o problema não deve ser menosprezado. É uma cirurgia executada preferencialmente na infância porque crianças podem ser cruéis pela falta de compreensão das brincadeiras, do bullyng. A otoplastia é a cirurgia para a correção desse problema e consiste em reposicionar a orelha mais próxima ao crânio, em uma angulação ideal e modelar os detalhes anatômicos do seu contorno.

O desconforto com a sua aparência é o que define a indicação para a cirurgia. Seus sentimentos devem ser levados em consideração, principalmente ao se tratar de crianças. Quando elas mesmo procuram o tratamento, elas se tornam bem mais cooperativas e aceitam bem todo o processo. A cirurgia não está indicada se a criança não manifesta insatisfação com a sua aparência. Esta cirurgia pode ser realizada a partir dos sete anos de idade, quando as orelhas já atingiram o seu desenvolvimento quase que completo. Quanto mais precoce a cirurgia, menos trauma para a criança.

Cirurgia

Em adultos, esta cirurgia é executada apenas com anestesia local e uma leve sedação. Mas em crianças o recomendado é ser feito com uma sedação mais profunda ou anestesia geral. Os pacientes tem alta logo após o procedimento e não é necessário o pernoite hospitalar. A duração da cirurgia varia de acordo com a complexidade e planejamento de cada caso e dura em torno de 1,5-2 horas.

A incisão é atrás da orelha, por onde se acessa a cartilagem para ressecar o que existe em excesso e esculpi-la de forma mais natural. O novo formato das cartilagens é modelado através de desgaste das cartilagens e suturas (pontos) internos. A cicatriz é posicionada atrás da orelha em sulco natural, o que a torna imperceptível, tendendo inclusive a desaparecer com o tempo. Mesmo quando apenas uma orelha é proeminente, é necessário que as duas sejam operadas para um melhor equilíbrio estético.

Pré-Operatório

Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 semana. Certifique-se de ter informado a teu médico todos os problemas de saúde, medicamentos que faz uso de modo habitual e eventuais alergia a medicações. Comunique qualquer alteração de saúde, até mesmo resfriados podem comprometer uma boa evolução cirúrgica. Providencie um acompanhante para te levar para casa após a alta hospitalar. Para se preparar para a cirurgia, lave bem a face e os cabelos com o sabonete ou xampu que foi orientado. Respeite o jejum siga as demais orientações fornecidas.

Pós-Operatório

A alta hospitalar é no mesmo dia. O curativo ajuda a modelar as cartilagens e diminuir o edema. As orelhas são envoltas por ataduras que são retiradas em após 48 horas. A partir do primeiro curativo não há mais a necessidade de bandagens. Deve-se manter o local da cirurgia sempre bem limpo. As orientações consistem em dormir com a cabeceira elevada usando uma faixa elástica protegendo as orelhas e tomar a medicação prescrita (analgésico e antibiótico) para uso domiciliar. É importante o uso de filtro solar após a retirada dos pontos.

As atividades em que as orelhas podem ser curvadas ou traumatizadas como atividades esportivas devem ser evitadas por pelo menos um mês.

As complicações são raras, a citar: assimetria, hiper ou hipo correção, hematoma, infecção. As cicatrizes devem ser checadas regularmente nos retornos para se evitar cicatrizes hipertróficas.

Principais Dúvidas:

Existe uma idade ideal para a realização desta cirurgia?

É importante ter em mente que quanto antes melhor. A orelha está totalmente formada e quase igual ao tamanho aos 7 anos de idade. Essa é a idade ideal, mas pode ser corrigida a qualquer momento a partir desta idade.

A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?

Sim. Mas a é praticamente imperceptível porque ela se localiza em sulco natural atrás da orelha.

Qual o tipo de anestesia?

Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação.

Há dor no pós-operatório?

Todo procedimento cirúrgico proporciona um leve desconforto. Mas com a medicação analgésica prescrita a dor não vai causar maiores incômodos.

Como é o curativo?

O paciente sai do centro cirúrgico com um curativo tipo “capacete” feito com ataduras e deve mantê-lo pelo prazo de 3 dias. Após a retirada deste curativo, deve-se manter sempre a cicatriz bem limpa e seca. Usar a faixa elástica somente para dormir.

Quando são retirados os pontos?

Em torno do 15º dia.

Há o risco de “voltar o problema do abano” após a cirurgia?

As técnicas com ressecção de cartilagem quebram a força elástica da orelha tornando a recidiva muito improvável.

Outras áreas da Cirurgia Plástica

Ícone Cirurgia Facial

Facial

Ícone Cirurgia da Mama

Mama

Ícone Cirurgia Corporal

Corporal

imagem doutor giovanni martins

Cirurgião Plástico
em Fortaleza

Dr. Giovanni Martins

RQE 2627 - CREMEC 6225

Dr. Giovanni Bezerra Martins é Cirurgião Geral e Plástico, e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Ceará no Biênio 2018-19.
  • Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
  • Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;

Agende sua consulta!

Blog

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...

Como evitar a queda das mamas?

Como evitar a queda das mamas?

São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...