Lipoaspiração

GIOVANNI-MARTINS-IMAGEM-INTERNA-Lipoaspiração
Uma das cirurgias mais realizadas na cirurgia plástica, a lipoaspiração remove o excesso de gordura localizada que não conseguimos eliminar com dieta e atividade física. A distribuição da gordura em nosso corpo obedece um padrão genético e familiar que mesmo indivíduos como índice de massa corpórea (IMC) normal podem ter acúmulos de gordura. É o caso do culote, flancos, etc. Lipoaspiração pura ou combinada com outros procedimentos é segura e proporciona excelentes resultados.

Apesar de inúmeras variações técnicas o princípio é o mesmo, aspiração de gordura por cânulas cirúrgicas. É por princípio um procedimento estético, sendo então indicado para pessoas saudáveis e maduras.

Hoje a lipoaspiração está associada a praticamente todos os outros procedimentos da cirurgia plástica estética. Qualquer região do corpo que tenha gordura localizada superficialmente pode ser tratada de maneira muito segura e eficaz pela lipoaspiração.

Segurança é prioridade! Certifique-se que seu médico é um cirurgião com treinamento em cirurgia plástica. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) dispõe em seu site a relação de seus membros para consulta pública. Lipoaspiração não deve ser banalizada, é uma cirurgia e como as outras deve ser realizada sempre em ambiente hospitalar.

Indicação

Correção das desarmonias de um corpo com gordura localizada, causada normalmente por fatores hereditários, distúrbio hormonal ou perda de peso. Realizada normalmente em adultos jovens que não estejam acima do peso.

O excesso de pele não é tratado pela lipoaspiração! A elasticidade da pele deve ser sempre avaliada no pré-operatório.

A LIPOASPIRAÇÃO NÃO ESTÁ INDICADA PARA EMAGRECIMENTO.

Cirurgia

A retirada da gordura deve respeitar normas rígidas para não expor o paciente a uma eventual anemia aguda com repercussão hemodinâmica. A quantidade a ser lipoaspirada é proporcional ao peso do paciente e a técnica utilizada. O pernoite hospitalar normalmente é necessário para uma reposição hidroeletrolítica adequada.

A duração da cirurgia depende de quais regiões serão lipoaspiradas. A anestesia pode ser geral, peri-dural, raque ou local assistida, de acordo com as áreas a serem abordadas.

A lipoaspiração, apesar de ser uma cirurgia relativamente nova no arsenal terapêutico da cirurgia plástica, é procedimento adjuvante da grande maioria das cirurgias estéticas como a plástica de abdome, mama, face, etc. Quando indicada isoladamente para a melhora do contorno corporal apresenta algumas variações técnicas que geralmente causam confusão a maioria dos pacientes. As principais são:

LIPOASPIRAÇÃO SECA –A pioneira das técnicas. Consiste simplesmente na sucção cirúrgica do excesso de gordura. Tem a desvantagem de causar uma maior perda sanguínea, hoje sendo usada apenas em pequenas áreas onde a retirada deve ser bem meticulosa como nos culotes por exemplo.

LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE/UMIDA – É infundida uma solução salina acrescida de vasoconstrictor que diminui significativamente os hematomas, o sangramento. É a mais usada hoje em dia.

LIPOASPIRAÇÃO ULTRASÔNICA(UAL) – A energia do ultrassom é usada para liquefazer a gordura através do rompimento das células gordurosas antes da sucção cirúrgica.

VIBROLIPOASPIRAÇÃO (PAL – Power assisted liposuction) – É realizada com o auxílio de um aparelho que imprime uma vibração as cânulas facilitando o manuseio das mesmas pelo cirurgião. O procedimento torna-se mais seguro por não ser necessário imprimir força no trajeto das cânulas, cansar menos o cirurgião e também acredita-se que o trauma cirurgico seja menor.

HIDROLIPO – Termo consagrado pela mídia que consiste na lipoaspiração realizada com anestesia local. É usada para pequenas áreas e sua maior e melhor indicação seria para retoques cirúrgicos. Tem importantes limitações por se tratar de uma cirurgia com anestesia local porque a dose tóxica do anestésico é facilmente atingida.

LIPOESCULTURA – Normalmente é uma lipoaspiração associada com a injeção da gordura aspirada do próprio paciente em outras áreas para dar volume. Este é um procedimento que requer maior experiência do cirurgião. Deve-se atentar que nem todas as áreas do corpo são boas receptoras para o enxerto de gordura.

LIPOASPIRAÇÃO 3D – É uma técnica muito refinada para casos muito seletos. A combinação de aparelhos para praticamente remover toda a gordura (VASER) de determinadas áreas com a lipoenxertia bem criteriosa proporciona verdadeiras esculturas que simulam um corpo atlético.

As incisões são muito pequenas e escondidas. Os pontos cirúrgicos são retirados com uma semana. As cicatrizes são muito discretas e na maioria das vezes fica imperceptível com o tempo.

Recuperação

Recomenda-se um repouso relativo nos primeiros dias e o uso de cinta compressiva nos primeiros meses. A atividade física é liberada gradualmente, sem maiores restrições. A alta hospitalar é normalmente no dia seguinte.

O tamanho das incisões facilita muito o curativo que se resume a um asseio local e cobertura dos pontos com um Band-Aid. As dores pós-operatórias são facilmente aliviadas por medicação analgésica. As suturas são retirados usualmente com uma semana.

Complicações: São infrequentes e usualmente de pequena importância. As mais comuns são: anemia aguda, seroma e irregularidades transitórias (fibrose) no contorno corporal. A eventual necessidade de reintervenção é considerada após a completa eliminação do edema pos-operatório.

Toda cirurgia apresenta um risco variável. Este risco é mínimo quando o paciente é devidamente avaliado e principalmente se o médico que vai executar o procedimento tem formação adequada para realizar esta cirurgia. Respeite as instruções pré e pós-opeatórias, realize seu procedimento em um hospital com estrutura adequada e suporte para eventuais intercorrências e procure um cirurgião qualificado no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).

Outras áreas da Cirurgia Plástica

Ícone Cirurgia Facial

Facial

Ícone Cirurgia da Mama

Mama

Ícone Cirurgia Corporal

Corporal

imagem doutor giovanni martins

Cirurgião Plástico
em Fortaleza

Dr. Giovanni Martins

RQE 2627 - CREMEC 6225

Dr. Giovanni Bezerra Martins é Cirurgião Geral e Plástico, e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Ceará no Biênio 2018-19.
  • Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
  • Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;

Agende sua consulta!

Blog

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...

Como evitar a queda das mamas?

Como evitar a queda das mamas?

São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...