Blefaroplastia
Em algumas situações é necessário um tratamento complementar das pálpebras inferiores. Neste caso por um ou pela combinação de problemas como excesso de gordura, excesso de pele ou mesmo a queda da inserção lateral da pálpebra inferior, causando um aspecto de “olhar tristonho”. A cirurgia proposta é de acordo com o caso particular de cada paciente. Pode ser feito apenas a retirada de gordura sem cortes na pele (transconjuntival), pode ser indicado a ressecção do excesso de pele em casos de flacidez ou mesmo a cantopexia corrigindo o “olhar tristonho”, resgatando a jovialidade do olhar. O tratamento das pálpebras exige um diagnóstico preciso. O envelhecimento nunca vem isolado como apenas um problema a ser tratado.
Existe também o tratamento não cirúrgico e muitas vezes é necessário um rejuvenescimento da pele (resurfacing), tratamento da musculatura hipercinética (toxina botulínica) e hidratação profunda (skinbooster) para resgatar um aspecto mais jovial.
Não existe uma idade ideal ou uma idade mínima para se indicar a blefaroplastia. Quando necessária deve ser executada inclusive em pessoas mais jovens. Sua indicação é para tratamento do:
- Excesso de pele que cria rugas e escondem o contorno natural da pálpebra superior, e em alguns casos, da pálpebra inferior também. O excesso de pele pendente da pálpebra superior pode prejudicar a visão por comprometer o campo visual, a visão periférica. Por isso também pode ser corrigido pelo plano de saúde.
- Bolsas de gordura sob e sobre os olhos (depósitos de gordura que transmitem a ideia de cansaço).
- Queda das pálpebras inferiores, deixando a esclera (branco dos olhos) muito exposta o que além de ser inestético, causa ressecamento e consequentemente irritação da córnea.
Pré-Operatório
Esta cirurgia é executada em caráter day-clinic, mas em centro cirúrgico. A anestesia aplicada é a local, com uma leve sedação associada para teu maior conforto. Os pacientes tem alta logo após o procedimento e não é necessário o pernoite hospitalar.
A cirurgia consiste na correção de todos os problemas identificados, onde é removido o excesso de pele, retirada das bolsas de gordura e restauração da firmeza da área periocular (ao redor dos olhos). A duração da cirurgia é em torno de 1(uma) hora. As incisões são posicionadas nos sulcos naturais das pálpebras, assim as cicatrizes tendem a desaparecer ou ficarem imperceptíveis.
Pós-Operatório
A alta hospitalar é no mesmo dia. O olho não é ocluído e nem há curativo para ser trocado. Os cuidados consistem em fazer compressas geladas e o uso de colírio lubrificante. É prescrita medicação analgésica para uso domiciliar. Orienta-se que se durma com a cabeceira elevada para diminuir o edema. É importante o uso de filtro solar e óculos escuros com proteção UV durante o dia. Os pontos cirúrgicos são retirados precocemente, por volta de 72 horas.
Principais Dúvidas:
Esta cirurgia é coberta pelo plano de saúde?
Esta cirurgia trata as rugas do “pés-de-galinha”?
Esta cirurgia corrige a queda do supercílio?
Esta cirurgia deixa cicatrizes?
Quais as complicações deste procedimento?
Qual é a anestesia empregada? Qual a diferença entre elas?
Quanto tempo de recuperação desta cirurgia?
Cirurgião Plástico
em Fortaleza
Dr. Giovanni Martins
RQE 2627 - CREMEC 6225
- Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
- Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;
Agende sua consulta!
Blog
Conquiste mamas bonitas sem silicone!
Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...
Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!
Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...
Como evitar a queda das mamas?
São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...