Liplift

GIOVANNI-MARTINS-IMAGEM-INTERNA-LIPLIFT
O tratamento do envelhecimento facial requer muito conhecimento anatômico e atenção a detalhes. Até as pequenas e discretas alterações nas medidas e proporções faciais devem ser sempre avaliadas em conjunto com o todo. Não adianta tratar a “papada” e esquecer as pálpebras porque você vai continuar apresentando um aspecto de cansaço envelhecimento assim como não adianta tratar as rugas do “bigode chinês” e não avaliar as proporções labiais, sua perda de volume ou queda. Os lábios também precisão ser rejuvenescidos para poder harmonizar com a face tratada.

O tratamento cirúrgico dos lábios, conhecido como “LIPLIFT”, tem por objetivo a correção da queda que ocorre com o envelhecimento. Consiste na ressecção do excesso de pele do lábio superior de forma que restabeleça as proporções faciais e assim rejuvenescendo a região central da face. O liplift restaura o volume e o contorno labial mas também destaca o sorriso pois encurta o lábio superior e assim expõe discretamente o elemento dental.

Um erro comum de avaliação é tentar tratar a ptose(queda) dos lábios com volumização, preenchimento. A consequência são lábios desproporcionais e estigmatizantes.

Pré-Operatório

A preparação para a cirurgia labial depende muito da técnica proposta. O tratamento exclusivo da queda labial não demanda maiores cuidados. A região deve ser mantida sempre bem lida e hidratada com uma pomada de antibiótico. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias.

Entretanto a região perioral também pode apresentar rugas finas e o principal tratamento nesse caso é a dermoabrasão. Neste caso toda a pele superficial ao redor dos lábios vai sofrer um desgaste. A preparação para essa cirurgia consiste na despigmentação e preparação da pele para que a resposta inflamatória da cicatrização não cause uma hiperpigmentação pelo trauma cirúrgico.

Prepare-se para se ausentar de suas atividades rotineiras para se recuperar com tranquilidade desta cirurgia. Preveja todos os detalhes, prepare-se psicologicamente. Evite o convívio social nas primeiras semanas. O aspecto no pós-operatório imediato vai fazer com que você receba mais críticas que palavras de incentivo. Opiniões leigas não vão somar neste momento em que você mais vai estar fragilizada.

Pós-Operatório

O Pós-operatório é bem tranquilo. Os pontos são retirados após uma semana e as cicatrizes ficam totalmente imperceptíveis. Essa cirurgia também pode ser feita em caráter ambulatorial no consultório. Não utilizamos curativo no pós operatório, exceto uma leve camada de pomada antibiótica até a completa cicatrização.

Principais Dúvidas:

Qual a idade ideal para se submeter ao LIPLIFT?

A cirurgia do liplift não é indicada de rotina e cada caso deve ser avaliado individualmente. Mas podemos observar uma indicação em algumas pacientes a partir da 4ª e a 5ª década de vida. Mas o processo de envelhecimento é muito particular para cada indivíduo.

Essa cirurgia deixa cicatrizes?

As incisões são posicionadas em sulcos naturais do contorno do nariz e por isso as cicatrizes ficam muito discretas ou mesmo imperceptíveis na maioria dos pacientes.

Pode ser realizado o LIPLIFT e a DERMOABRASÃO juntas?

Não. A dermoabrasão traumatiza a região onde seriam colcadas as suturas (pontos cirúrgicos), por isso não indicamos a associação dessas técnicas.

Os lábios podem ser volumizados nessa cirurgia?

A restauração do volume natural dos lábios pode ser feita cirurgicamente. Temos a opção de colocar uma faixa de tecido das bochechas (SMAS) ou pela injeção de gordura (lipoenxertia). Podemos também utilizar preenchedores de ácido hialurônico para esse fim. Quando notamos que o lábio superior aparenta ter mais volume do que o lábio inferior, preenchemos o lábio inferior para alcançar o equilíbrio de proporções. Consideramos a proporção de 0,7:1 entre lábio superior e lábio inferior, respectivamente

Qual é a anestesia empregada?

Este procedimento pode facilmente ser realizado com anestesia local associada ou não a uma sedação.

Quais as complicações deste procedimento?

As complicações são raras. A mais comum é a infecção local que é facilmente tratada com uso de antibióticos tópicos.

Quanto tempo de recuperação desta cirurgia?

Em média são necessários de 2 a 3 semanas. Por isso você deve se programar para se ausentar de suas atividades de rotina. A partir da terceira semana as suas obrigações são retomadas. Com 3 meses você vai estar adorando a cirurgia e com aproximadamente 6 meses você vai estar plenamente recuperada.

Outras áreas da Cirurgia Plástica

Ícone Cirurgia Facial

Facial

Ícone Cirurgia da Mama

Mama

Ícone Cirurgia Corporal

Corporal

imagem doutor giovanni martins

Cirurgião Plástico
em Fortaleza

Dr. Giovanni Martins

RQE 2627 - CREMEC 6225

Dr. Giovanni Bezerra Martins é Cirurgião Geral e Plástico, e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Ceará no Biênio 2018-19.
  • Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
  • Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;

Agende sua consulta!

Blog

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...

Como evitar a queda das mamas?

Como evitar a queda das mamas?

São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...