Ginecomastia

GIOVANNI-MARTINS-IMAGEM-INTERNA-Ginecomastia
Ginecomastia é o aumento das mamas no homem. Esse aumento se dá principalmente por duas causas: aumento da glândula mamária ou acúmulo de gordura.

Alterações hormonais – na adolescência as glândula mamárias masculinas hipertrofiam. Isto é um fenômeno natural, fisiológico desde que seja transitório, reversível. Quando a glândula mamária permanece aumentada após a adolescência configura-se a ginecomastia e o tratamento é cirúrgico com ressecção (retirada) da glândula.

Outra frequente causa de aumento de volume nas mamas masculinas é o acúmulo de gordura. Neste caso denominamos de lipomastia ou pseudoginecomastia, e o tratamento também é cirúrgico por uma lipoaspiração.

Outras causas de ginecomastia são uso excessivo de álcool, consumo de algumas drogas (maconha, digitálicos, quimioterápicos, etc.), insuficiência hepática, neoplasia.

Mais recentemente, um outro grupo de pacientes tem procurado cirurgia para a correção da ginecomastia. São indivíduos que perderam muito peso, na maioria das vezes após cirurgias bariátricas, e que apresentam uma grande excesso de pele. Neste caso além da combinação de técnicas (ressecção glandular e lipoaspiração) também devemos proceder a uma mamoplastia redutora (ressecção de pele) com muito critério para não estigmatizar o paciente.

Indicação

Fator psicológico – É extremamente constrangedor para os homens o crescimento das glândulas mamárias. Eles não querem “ter mamas” como as mulheres.

Razões médicas – A única forma de excluir uma neoplasia, com certeza, é pelo exame histopatológico e para isso a ressecção (retirada cirúrgica) precisa ser realizada.

Idade recomendada: após a adolescência, quando cessar o crescimento

Cirurgia

Realizada normalmente em caráter hospitalar, sem necessidade de pernoite hospitalar. Normalmente usa-se anestesia local associada a uma sedação. O paciente pode permanecer acordado durante a cirurgia, mas relaxado sob efeito de medicações tranqüilizantes.

A duração da cirurgia varia de acordo com a complexidade e planejamento de cada caso e dura em torno de 1,5-2 horas. Se forem usados drenos, estes são retirados na manhã seguinte.

As incisões são posicionadas ao redor da aréola em um semicírculo inferior. As cicatrizes tendem a desaparecer ou serem imperceptíveis devido a sua localização.

Recuperação

Alta hospitalar é no mesmo dia. Se for associado a outros procedimentos ou à anestesia geral o pernoite pode ser necessário.

O curativo é realizado diariamente. O uso de malha com compressão elástica diminui o edema do pós-operatório e promove uma melhor adaptação da pele que ficou em excesso após uma lipoaspiração.

Em uma semana já se está apto para o retorno das suas atividades corriqueiras. Atividade física extenuante deve ser evitado por pelo menos um mês. Os pontos cirúrgicos são retirados após uma semana.

Complicações: São em sua maioria de pequena importância. As mais comuns são deiscência da sutura (abrir a ferida), hematoma e infecção que é muito raro. Podem ocorrer complicações tardias como cicatrizes hipertróficas ou discretas assimetrias.

Outras áreas da Cirurgia Plástica

Ícone Cirurgia Facial

Facial

Ícone Cirurgia da Mama

Mama

Ícone Cirurgia Corporal

Corporal

imagem doutor giovanni martins

Cirurgião Plástico
em Fortaleza

Dr. Giovanni Martins

RQE 2627 - CREMEC 6225

Dr. Giovanni Bezerra Martins é Cirurgião Geral e Plástico, e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Ceará no Biênio 2018-19.
  • Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
  • Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;

Agende sua consulta!

Blog

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...

Como evitar a queda das mamas?

Como evitar a queda das mamas?

São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...