Mamoplastia de aumento

GIOVANNI-MARTINS-IMAGEM-INTERNA-Mamoplastia-de-aumento
A mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico para aumentar o volume e projeção das mamas através de implantes mamários de silicone ou mesmo por uma lipoenxertia. Além do aumento das mamas, é possível também a correção de assimetrias mamárias. Além de ser considerado simplesmente um procedimento estético, algumas condições clínicas também podem se beneficiar bastante com a síndrome de Poland e o pectus excavatum. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas tanto pelo alto índice de satisfação que proporciona como pela simplicidade da execução e rápida recuperação. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e sedação o que proporciona que a alta seja no mesmo dia, não necessitando o pernoite hospitalar. Apesar de simples, apresenta uma grande variedade de técnicas cirúrgicas e os mais variados modelos de próteses mamária por isso procure um cirurgião plástico qualificado para poder esclarecer todas as suas dúvidas.

Indicação

O aumento ou simetrização de mamas naturalmente pequenas, por serem problemas congênitos, estão indicados apenas em mulheres que já atingiram seu completo amadurecimento físico. Isto na prática significa que se aguarda até 3 anos após a menarca (primeira menstruação) para a realização da cirurgia. Uma vez discutida as causas congênitas, as outras causas são as adquiridas, normalmente após a amamentação ou grande perda de peso. É importante destacar que apenas a mamoplastia de aumento não é suficiente para corrigir mamas ptosadas (caídas). Quando além de se desejar melhorar o volume, se deseja também reposicionar e remodelar as mamas, então se deve propor uma outra alternativa cirúrgica, no caso a mastopexia.

Cirurgia

Realizada em caráter hospitalar. A anestesia usada normalmente é a anestesia local associada a sedação. A duração desta cirurgia é em torno de 1 hora. Existem muitas variações do procedimento, contudo os padrões mais usados são:

Periareolar (incisão ao redor da aréola): Se o diâmetro da aréola permitir proporciona cicatrizes quase imperceptíveis.

Submamário (incisão horizontal no sulco mamário) – O mais comum, rápido e de fácil manuseio, deixando pequena cicatriz no sulco submamário.

Axilar (Incisão na axila) – Não deixa cicatrizes nas mamas, mas na axila. Normalmente não é a primeira escolha da maioria dos cirurgiões.

Via dermolipectomia abdominal (A plástica de abdome oferece para selecionadas pacientes uma via de acesso ao implante mamário sem a necessidade de cicatrizes externas na mama).

Transumbilical (Só é usada para o implante de prótese salina, ou seja, próteses que são infladas com soro fisiológico após terem sido posicionadas sob as mamas. Só eram usadas nos EUA devido a restrições ao uso de prótese de silicone pelo FDA. Hoje as próteses de silicone já estão liberadas nos EUA.).

O Padrão das incisões é determinado baseado na experiência e preferência do cirurgião, sempre levando em conta a preferência pessoal de cada paciente. Independente da incisão que se escolha, o procedimento bem realizado em paciente sem problemas de cicatrização (quelóide/cicatriz hipertrófica) o resultado é muito satisfatório. As cicatrizes são posicionadas em sulcos ou contornos naturais das mamas e normalmente tendem a desaparecer ou se tornarem muito discretas.

A posição do implante é normalmente subglandular, ou seja, entre a glândula mamária e o músculo peitoral. Pode se ainda usar o espaço submuscular. Nesse caso o implante é posicionado abaixo do músculo. Esta abordagem é usada preferencialmente para casos em que se tenha tido alguma complicação prévia como contratura capsular, casos de reconstrução mamária ou ainda em paciente sem glândula mamária bem desenvolvida para se obter um contorno mais natural.

A amamentação não é afetada por nenhuma das técnicas citadas acima. Portanto a mamoplastia de aumento não é contra indicada para pacientes nulíparas.

Recuperação

A alta hospitalar é normalmente no mesmo dia.

O curativo geralmente não é necessário porque utilizamos cola cirúrgica de rotina.

Orienta-se o uso de sutiã pós-cirúrgico (malha de compressão elástica) e restrição de atividade física.

O posicionamento definitivo das mamas é obtido a partir do 3º mês de pós-operatório quando ocorre a “báscula mamária” e atingimos praticamente o resultado definitivo apesar de serem necessários vários meses para o desaparecimento completo do edema.

Complicações

São raras e devemos destacar as principais:

  • Eventual necessidade de se trocar os implantes. A gravidade e o envelhecimento associado ao peso dos implantes podem causar a queda das mamas. O próprio implante também sofre desgaste com o tempo, portanto tenha consciência da eventual necessidade de outra cirurgia no futuro para a troca ou apenas a retirada dos implantes.
  • Toda cirurgia envolve riscos inerentes ao procedimento e com a mamoplastia de aumento não é diferente. Todo procedimento cirúrgico pode evoluir com drenagem de seroma (secreção amarelada que drena pela incisão e que tem caráter auto-limitado, ou seja para espontaneamente), infecção (muito raro, mas pode terminar com a retirada das próteses por um determinado período de tempo), deiscência da sutura, hematoma, assimetrias, alterações cicatriciais que podem ser hipertróficas (grossas, quelóide) ou hipercrômicas (escuras), estrias, alteração de sensibilidade.
  • Quanto ao implante existe a possibilidade de deslocamento, rotação e formação de cápsula. As cápsulas por sua vez podem podem causar problemas como a contratura capsular e neoplasia (BI-ALCL) que apesar de extremamente raros tem que ser do teu conhecimento. Esclareça suas dúvidas com teu cirurgião.

Outras áreas da Cirurgia Plástica

Ícone Cirurgia Facial

Facial

Ícone Cirurgia da Mama

Mama

Ícone Cirurgia Corporal

Corporal

imagem doutor giovanni martins

Cirurgião Plástico
em Fortaleza

Dr. Giovanni Martins

RQE 2627 - CREMEC 6225

Dr. Giovanni Bezerra Martins é Cirurgião Geral e Plástico, e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Ceará no Biênio 2018-19.
  • Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
  • Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;

Agende sua consulta!

Blog

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...

Como evitar a queda das mamas?

Como evitar a queda das mamas?

São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...