Deep Plane
Ritidoplastia ou Face Lifting

GIOVANNI-MARTINS-IMAGEM-INTERNA-Deep-Plane
A cirurgia do rejuvenescimento facial vem apresentando profundas mudanças técnicas na forma que vem sendo executada. Os resultados estão naturais, mais duradouros e praticamente sem cicatrizes.

Resultados insatisfatórios eram muito comuns, porque apesar do lifting facial realmente “esticar” a pele da face, o aspecto obtido não era agradável, muitas vezes até estranho. O grande problema nos liftings faciais tradicionais é que eles tratam as rugas pela tração da pele e em muitos casos se limitando a uma imbricação dos tecidos profundos. Então o paciente que buscava o rejuvenescimento facial migrou da cirurgia para os procedimentos ancilares, como os preenchedores faciais, bioestimuladores, etc.

Hoje observamos uma superindicação de preenchedores na face, onde os tecidos que deveriam ser suspensos são cada vez mais volumizados causando um aspecto estranho, se não muitas vezes deformados pelo abuso de aplicação de preenchedores faciais. A verdade é que não podemos tratar queda com volumização. Assim como nas mamas, onde não tratamos ptose mamária com implantes, mas sim com mastopexia, no rejuvenescimento facial também não podemos tratar rugas faciais com volumização, preenchedores. O problema não é falta de volume, mas uma queda dos “tecidos moles” sobre uma estrutura fixa (os ligamentos faciais), causando assim uma ruga. Então passamos a ver faces estigmatizadas não apenas por cirurgias, mas também por preenchedores faciais em excesso, consequência de tratamentos mal avaliados.

A grande revolução nos resultados do tratamento do rejuvenescimento facial é a técnica DEEP PLANE FACELIFT que se diferencia por reposicionar as estruturas faciais profundas e não pela tração. A consequência é o resgate da jovialidade facial por uma reestruturação das proporções, cicatrizes inconspícuas. Eu costumo dizer que essa cirurgia proporciona um “reset” na aparência de uns 10 a 15 anos.

Mas é importante salientar que a cirurgia facial moderna não se resume ao DEEP PLANE FACELIFT. Isso porque o envelhecimento não é setorial, ou seja, não é só reposicionar as estruturas da face. O restante também deve ser tratado, como o rejuvenescimento da pele, a elevação dos supercílios, etc. As seguintes regiões são tratadas em conjunto:

REGIÃO PERIORBITÁRIA – Avaliamos a relação do supercílio e a melhor opção para elevar a cauda do supercílio (BROWLIFT). As pálpebras superiores e inferiores também podem ter excesso de pele, alterações de volume adiposo e eventualmente de um reposicionamento que é tratado pela cantopexia. Sulcos, rugas e demais alterações são devidamente abordadas (BLEFAROPLASTIA).

DEEP NECK – Essa é outra grande diferencial que a cirurgia moderna trouxe. Como o próprio nome sugere, tratamos as estruturas profundas do pescoço. Aqui nós retiramos a gordura profunda, tensionamos a musculatura cervical e em alguns casos ressecamos parcialmente glândulas ptosadas para uma melhor definição do ângulo da mandíbula.

REGIÃO CENTRAL DA FACE – Aqui nós observamos principalmente o comprimento do lábio superior que frequentemente encontra-se alongado e procedemos sua correção através do LIP LIFT. A BICHECTOMIA também é considerada quando da necessidade de tornar o rosto um pouco mais longilíneo.

Algumas regiões da face perdem volume, seja pela remodelação óssea como na orbita palpebral ou o mento, seja por simplesmente atrofia tecidual mesmo como ocorre na região temporal. Essas regiões são abordadas pela LIPOENXERTIA.

A pele também melhora no pós-operatório. A anestesia da cirurgia permite que se faça um microagulhamento mais eficaz, associado com o NANOGRAFT que estimula a renovação cutânea.

Pré-Operatório

Um passo importante foi tomado. Parabéns. Vamos então nos preparar para essa cirurgia, isso é muito mais do que só solicitar e checar seus exames. A qualidade da sua experiência vai depender do quanto você se preparou e se programou para a sua recuperação pós-operatória.

Esteja ciente que por melhor e mais rápida que seja a sua recuperação, você vai precisar de um tempo para se ausentar de suas atividades rotineiras. Preveja todos os detalhes, prepare-se psicologicamente. Itens que não podem ser esquecidos como suas refeições, medicações, seu lazer, necessidade de deslocamento, tudo deve ser programado, pensado com antecedência. Siga todas as instruções que foram fornecidas por escrito para ter um pós-operatório mais tranquilo.

Evite o convívio social nas primeiras semanas. O aspecto no pós-operatório imediato vai fazer com que você receba mais críticas que palavras de incentivo. Opiniões leigas não vão somar neste momento em que você mais vai estar fragilizada.

Tenha convicção que você fez a coisa certa. Hoje, o ser humano tem uma expectativa de vida muito maior que outrora. Associado a isso, todos sabemos que a aparência é importante para nos mantermos felizes, saudáveis psicologicamente e também competitivos no mercado de trabalho.

Pós-Operatório

Muitas são as variáveis que influenciam na sua recuperação pós-cirúrgica. A programação e porte da cirurgia; os diferentes graus de envelhecimento; genética; os cuidados pós-operatórios; condição de saúde e nutrição do paciente assim como também uma atitude mental positiva.

O inchaço será maior pela manhã, ao acordar, principalmente se não dormir com a cabeceira da cama elevada. O edema melhora bem a partir da terceira semana, mas vão ser de 6 semanas a 6 meses para a completa resolução. Não é comum dor no pós-operatório, salvo leve desconforto principalmente na região do pescoço, principalmente ao deglutir, onde ocorre uma maior tração das estruturas profundas. A elevação da cabeça e compressas frias são úteis para ajudar a reduzir o inchaço.

Não utilizamos curativo no pós operatório, exceto uma faixa de compressão elástica que ajuda na redução do edema e também esconde as equimoses.

É normal e esperado que ocorram bastante edema e algumas equimoses, que são as manchinhas roxas da pele, na recuperação do lifting facial. Também podem ocorrer algumas complicações. As principais são: hematoma, raramente ocorre graças a técnicas cirúrgicas mais avançadas, e a as paresias, que consiste no enfraquecimento da musculatura da mímica facial. Todas essas alterações são decorrentes e inerentes ao trauma cirúrgico. Uma vez que você tenha ciência que esse é um processo natural, você não irá experimentar nenhuma sensação de arrependimento. Certa vez uma paciente que estava com esta cirurgia agendada encontrou-se na recepção da clinica com outra paciente que estava no seu primeiro retorno de pós-operatório. A paciente que estava com a cirurgia marcada perguntou: “Já chegou na fase do arrependimento?” e para a surpresa de todos nós, a paciente recém-operada respondeu: “Sim, arrependida de já não ter feito essa cirurgia antes”.

Principais dúvidas:

Qual a idade ideal para se submeter ao DEEP PLANE FACELIFT ?

Respondendo objetivamente, seria entre a 4ª e a 5ª década de vida. Mas o processo de envelhecimento é muito particular para cada indivíduo. A mulher sente mais a necessidade da cirurgia por conta da menopausa, que coincide com a faixa etária citada acima.

E como são as cicatrizes do DEEP PLANE FACELIFT?

Existe uma máxima na cirurgia plástica que uma cicatriz para ficar de boa qualidade não pode estar submetida a tensão. E essa técnica elimina completamente a necessidade de tensão na pele. Além disso, as incisões são posicionadas em sulcos naturais da face o que deixa as cicatrizes muito discretas ou mesmo imperceptíveis na maioria dos pacientes.

Qual a diferença do DEEP PLANE FACELIFT para as demais técnicas?

A técnica do DEEP PLANE FACELIFT resolve as rugas faciais através do reposicionamento das estruturas e não da tração como as demais técnicas. Isso faz com que se evite aquela aparência de “esticado”, melhorando também a qualidade das cicatrizes.

Principais benefícios do Deep Plane Facelift?

Restauração do volume natural do 1/3 médio da face sem a necessidade de preenchedores ou lipoenxertia com consequente resultado mais natural. Eliminação ou atenuação das rugas faciais pela remoção do excesso de pele e com cicatrizes inconspícuas. Resultado duradouros e com menor downtime (afastamento de suas atividades).

Qual é a anestesia empregada? Qual a diferença entre elas?

A anestesia mais comum é a anestesia local associada com uma sedação. A anestesia geral também pode ser usada. Neste caso é a respiração é controlada por aparelhos e é necessário a entubação orotraqueal para a troca dos gases, ou seja para respirar. Durante a escolha da técnica, o anestesista sempre considera a preferência do paciente, exceto em casos que a segurança do procedimento imponha a opção por determinada técnica.

Quais as complicações deste procedimento?

As complicações são raras. A mais comum é a paresia dos nervos da face. Mas essas complicações são na maioria absoluta das vezes transitórias. Na verdade, apesar do termo “DEEP PLANE” em tradução literal significar plano profundo que pode levar os pacientes a acreditar de forma equivocada que seria uma cirurgia mais perigosa, na verdade ela traumatiza menos os tecidos da face, portanto tem uma recuperação muito mais rápida.

Quanto tempo de recuperação desta cirurgia?

Em média são necessários de 2 a 3 semanas. Por isso você deve se programar para se ausentar de suas atividades de rotina. A partir da terceira semana as suas obrigações são retomadas. Com 3 meses você vai estar adorando a cirurgia e com aproximadamente 6 meses você vai estar plenamente recuperada.

Outras áreas da Cirurgia Plástica

Ícone Cirurgia Facial

Facial

Ícone Cirurgia da Mama

Mama

Ícone Cirurgia Corporal

Corporal

imagem doutor giovanni martins

Cirurgião Plástico
em Fortaleza

Dr. Giovanni Martins

RQE 2627 - CREMEC 6225

Dr. Giovanni Bezerra Martins é Cirurgião Geral e Plástico, e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Ceará no Biênio 2018-19.
  • Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
  • Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;

Agende sua consulta!

Blog

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Conquiste mamas bonitas sem silicone!

Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!

Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...

Como evitar a queda das mamas?

Como evitar a queda das mamas?

São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...