Otoplastia

O desconforto com a sua aparência é o que define a indicação para a cirurgia. Seus sentimentos devem ser levados em consideração, principalmente ao se tratar de crianças. Quando elas mesmo procuram o tratamento, elas se tornam bem mais cooperativas e aceitam bem todo o processo. A cirurgia não está indicada se a criança não manifesta insatisfação com a sua aparência. Esta cirurgia pode ser realizada a partir dos sete anos de idade, quando as orelhas já atingiram o seu desenvolvimento quase que completo. Quanto mais precoce a cirurgia, menos trauma para a criança.
Cirurgia
Em adultos, esta cirurgia é executada apenas com anestesia local e uma leve sedação. Mas em crianças o recomendado é ser feito com uma sedação mais profunda ou anestesia geral. Os pacientes tem alta logo após o procedimento e não é necessário o pernoite hospitalar. A duração da cirurgia varia de acordo com a complexidade e planejamento de cada caso e dura em torno de 1,5-2 horas.
A incisão é atrás da orelha, por onde se acessa a cartilagem para ressecar o que existe em excesso e esculpi-la de forma mais natural. O novo formato das cartilagens é modelado através de desgaste das cartilagens e suturas (pontos) internos. A cicatriz é posicionada atrás da orelha em sulco natural, o que a torna imperceptível, tendendo inclusive a desaparecer com o tempo. Mesmo quando apenas uma orelha é proeminente, é necessário que as duas sejam operadas para um melhor equilíbrio estético.
Pré-Operatório
Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 semana. Certifique-se de ter informado a teu médico todos os problemas de saúde, medicamentos que faz uso de modo habitual e eventuais alergia a medicações. Comunique qualquer alteração de saúde, até mesmo resfriados podem comprometer uma boa evolução cirúrgica. Providencie um acompanhante para te levar para casa após a alta hospitalar. Para se preparar para a cirurgia, lave bem a face e os cabelos com o sabonete ou xampu que foi orientado. Respeite o jejum siga as demais orientações fornecidas.
Pós-Operatório
A alta hospitalar é no mesmo dia. O curativo ajuda a modelar as cartilagens e diminuir o edema. As orelhas são envoltas por ataduras que são retiradas em após 48 horas. A partir do primeiro curativo não há mais a necessidade de bandagens. Deve-se manter o local da cirurgia sempre bem limpo. As orientações consistem em dormir com a cabeceira elevada usando uma faixa elástica protegendo as orelhas e tomar a medicação prescrita (analgésico e antibiótico) para uso domiciliar. É importante o uso de filtro solar após a retirada dos pontos.
As atividades em que as orelhas podem ser curvadas ou traumatizadas como atividades esportivas devem ser evitadas por pelo menos um mês.
As complicações são raras, a citar: assimetria, hiper ou hipo correção, hematoma, infecção. As cicatrizes devem ser checadas regularmente nos retornos para se evitar cicatrizes hipertróficas.
Principais Dúvidas:
Existe uma idade ideal para a realização desta cirurgia?
A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?
Qual o tipo de anestesia?
Há dor no pós-operatório?
Como é o curativo?
Quando são retirados os pontos?
Há o risco de “voltar o problema do abano” após a cirurgia?

Cirurgião Plástico
em Fortaleza
Dr. Giovanni Martins
RQE 2627 - CREMEC 6225
- Curso Superior de Medicina: UFC – Universidade Federal do Ceará;
- Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: Congresso Brasileiro em São Paulo em 2001;
Agende sua consulta!
Blog
Conquiste mamas bonitas sem silicone!
Muitas mulheres têm vontade de melhorar a aparência das mamas, mas pelos mais diversos motivos não querem colocar implantes mamários, os famosos “silicones”. Algumas temem que por se tratar de um “corpo estranho” tenham a eventual necessidade de eventualmente ter que...
Cirurgia Plástica e Mídias Sociais – Uma Reflexão!
Hoje vivemos uma revolução no mundo das comunicações. Temos acesso rápido e fácil aos mais diversos conteúdos. Isso sem dúvida alguma é muito bom, mas temos que saber usar. Como tudo na vida, o excesso pode causar mais prejuízo que benefícios. A internet é a força...
Como evitar a queda das mamas?
São muitos os fatores que ameaçam a firmeza, tonicidade e juventude dos seios. Essa acaba sendo uma consequência inevitável da passagem do tempo. Porém, hábitos diferentes podem agravar a ptose mamária ou ajudar suavizá-la. Como qualquer outra, essa região do corpo...